terça-feira, 9 de junho de 2009

Novas Opções Culturais

Ao que parece, Campinas está novamente acordando como forte opção cultural no estado.
Várias pessoas influentes no movimento estão se mobilizando e buscando fazer da cidade novamente um forte pólo cultural e musical como foi a alguns anos.

Eu acredito que a queda da cidade se deu pela falta de união de alguns grupos do movimento, somada à falta de opção de cultura local e também à inclusão de estilos musicais banais provenientes de outras culturas(que não fazem parte do contexto consciente, romântico e militante da black music), como o Funk Carioca(que foi classificado por artistas da black music como o Dj. Afrikaa Bambataa e Rappin Hood como ritmo da black music) e o Reggaeton que apesar de ser um ritmo dançante se torna maçante na pista e não trazer mensagens poéticas como é a proposta geral do Rap(Rythm and Poetry/Ritmo e Poesia).

Para se ter um exemplo, no último mês, como estávamos de folga de shows, decidimos fazer uma visita a uma balada de samba de uns conhecidos nossos, a fim de curtir um pouco do melhor samba e pagode e obviamente no intervalo, black music de qualidade.Infelizmente não foi esse o resultado de que ouvimos...infelizmente vimos uma estrutura mal aproveitada pois faltava suporte de áudio aos grupos de samba que se apresentaram e pra piorar os intervalos entre um grupo e outro foram regados a Funk Carioca...
Como queremos que uma cidade seja exemplo de cultura se não damos aos moradores opções de cultura afinal?

Pois bem, acredito que estamos prestes a obervar uma mudança nesse cenário...você pode me perguntar como????

Eu lhe mostro 3 motivos que fizeram minha estima subir muito:

1-Associação Cultural Família M.L.K.(Martin Luther King)

Responsável pela formação social e cultural de vários cidadãos na região, incentiva e apoia a criação de novos grupos musicais, ministra oficinas de assuntos diferenciados...
É um espaço ainda em formação mas certamente vai dar o que falar, pois hoje faz a função do que seria de responsabilidade da Casa do Hip Hop de Campinas.As atividades no espaço iniciaram com a inauguração com um ato de reflexão sobre a importancia de Martin Luther King
na vida dos negros, no momento está sendo ministrado um curso de tranças afro, sob responsabilidade de Luciana, uma colaboradora local e em breve teremos a inauguração do atelier do grafiteiro Resistor, um cara de muita importancia somada ao coletivo da M.L.K.

A Associação é uma idealização de três amigos militantes da região, os rappers Fred(Conceito Real), Alex Bahia e Don Guetto(Pouso Alegre-MG)...

Quanto a essa união apenas posso dizer: Aguardem cenas dos próximos capítulos!



2-Centro Cultural Vila Orosimbo Maia(ONG)

Essa é uma idealização dos moradores deste bairro na periferia de Campinas, liderada pelo nosso mano Israel, que tem a proposta de trazer atividades culturais aos moradores e oficinas com o intuito de tirar os menores das ruas e afastá-los dos vícios e crimes cotidianos.É uma excelente aposta e o registro da ONG já está ativo e as atividades já estão acontecendo.

Alguns exemplos são as aulas de Samba-Rock, Street Dance e agora para o mês de julho já está certo um curso de longa duração de Dj, que será ministrado por mim...

São pequenos gestos que fazem melhor o lugar em que vivemos.




3-Tarja Preta

Tarja Preta é a união de 4 amigos e militantes do Hip Hop em Campinas com o objetivo de organizar baladas black de qualidade na cidade.Formada por Ciro(Juri Criminal), Kadi, Beto e Dú Criminal Fex(Execução Sumária), o grupo está se movimentando para fazer a noite campineira ser mais agitada e ter uma opção bacana pra quem quiser ouvir e conhecer a verdadeira Black Music.

Eu particularmente aposto muito no que essa rapaziada pode estar proporcionando à noite de Campinas, pois a proposta é muito interessante e vocês estarão conhecendo em breve aqui nas páginas desse blog um pouco do pensamento desse coletivo.

Posso apenas garantir que iniciaram muito bem, com os Djs Jr. S. Jay da San Remo em Jundiaí e o Dj Easy Nylon da 105.1 FM.
Já na última sexta-feira já tivemos o prazer de receber os Djs Piá, Jr.S. Jay e nada mais nada menos que KLJay arrebentando nos toca discos e fazendo a rapa toda ir ao delírio.Confiram a matéria especial em breve aqui também.

E é isso...não basta reclamarmos que não temos opção de lazer, cada um tem de arregaçar as mangas e tentar fazer algo para que essa realidade seja mudada...esses exemplos aqui citados serão apenas grãos de areia no deserto se cada um não se conscientizar e lutar por algo positivo.

Esse blog tem o objetivo de justamente conscientizar os usuários que temos opções musicais muito mais sadias e harmônicas que aquelas que o rádio e a televisão nos oferece, basta procurar e aceitar essa realidade!

Lute pelo seu espaço, nós já estamos lutando pelo nosso!!!

2 comentários:

Anônimo,  18 de junho de 2014 às 10:40  

Typically such a password will undergo an administrator-enforced change every 28-30 days, allowing you to choose a
new secret string of letters and numbers to access your computer,
email and Internet account. Repeat the process for
any other personal email you want to add to your device.
Handy - Password can also store your passwords on your e-mail server,
if it is POP3 capable - no IMAP or Exchange Support.



My blog - email and password hack

Anônimo,  6 de agosto de 2014 às 11:49  

Heya i am for the primary time here. I came across this
board and I in finding It truly helpful & it helped me out much.
I am hoping to provide one thing back and help others like you helped me.



my web-site :: download castleville legends hack

Jukebox!!!

  ©Template by Dicas Blogger.